Carta Pastoral

Carta Pastoral

A máscara que também devemos utilizar

É claro que aqui não vou fazer um discurso destas que se usam no rosto, para isso temos os inúmeros tutoriais e sites que ensinam.  A máscara é utilizada para proteger uma parte essencial, uma abertura que pode te trazer dezenas de problemas, já que normalmente esquecemos que este orifício está continuamente aberto. Proponho para você caro leitor a utilização deste filtro em seus ouvidos.

Vejamos à seguir o recorte que fiz de algumas afirmações do trecho bíblico em:  ( Tiago 3:3-10 cf. NVI) Quando colocamos freios na boca dos cavalos para que eles nos obedeçam, podemos controlar o animal todo. (...) navios; (...) são dirigidos por um leme muito pequeno. Semelhantemente, a língua é um pequeno órgão do corpo, mas se vangloria de grandes coisas. (...), a língua é um fogo; é um mundo de iniqüidade. (...) contamina a pessoa por inteiro, incendeia todo o curso de sua vida, sendo ela mesma incendiada pelo inferno. (...) a língua, porém, ninguém consegue domar. É um mal incontrolável, cheio de veneno mortífero. Com a língua bendizemos ao Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. Da mesma boca procedem bênção e maldição. Meus irmãos, não pode ser assim!

E não pode ser mesmo Apóstolo Tiago. A mais de dois mil anos a preocupação já estava com o que haveríamos de falar e ouvir.

Ouvimos um alerta do mensageiro em nossos smartphones e saltamos nossa atenção para ele, ali está um áudio de alguém que outro alguém julgou ser de alguém importante, afinal a voz diz ser alguém importante. Os muitos “alguém” nos levou ao delírio deste momento que é tão rápido e destrutivo. Complementa-se a história com a vinheta do telejornal em que são noticiados os números de vítimas e tão somente a projeção das que virão.

Assim as muitas línguas se entrelaçam e nenhuma delas se entende e no final o prejudicado é você.

Frear a língua do outro é uma missão que até o 007 jamais aceitaria. Então o que fazer?

Máscaras no ouvido! Selecione louvores e músicas seculares, um jornal preferencialmente escrito, ouça pregações e aulas, assista bons filmes e o principal, Escute e Leia a Palavra de DEUS.

Quando fortalecemos a fé e o conhecimento secular, a estrutura humana passa a ser mais seletiva naquilo que se pode mudar ou opinar, deixando de ouvir meras ameaças e rumores para então defender aquilo que é necessário. O consumo de objetos supérfluos  e outros caem gigantescamente quando estamos inseridos no contexto bíblico e intelectual.

"Quem corrige o zombador traz sobre si o insulto; quem repreende o ímpio mancha o próprio nome. Não repreenda o zombador, caso contrário ele o odiará; repreenda o sábio, e ele o amará. Instrua o homem sábio, e ele será ainda mais sábio; ensine o homem justo, e ele aumentará o seu saber. O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é entendimento. Provérbios 9:7-10 “.

Agora que sabemos, e certamente entendemos que o que se faz necessário é o conhecimento podemos nos esquivar do bombardeio de informações  e  só conseguimos proteção se houver em nós instrução e unção.

Pensar é o trabalho mais difícil que existe. Talvez por isso tão poucos se dediquem a ele, disse Henry Ford.   Eu concordo plenamente.  Será que todos estão dispostos a pensar? Em dedicar seu tempo na elaboração de projetos sociais ou comerciais? De fazer experimentos e experiências? Nem todos estão.

Isso se dá uma vez que temos medo do desconhecido e as exigências nos afetam diretamente no ego. Veja o que diz o incrível autor Sidnei Oliveira em seu livro de nome Mentoria: “ A baixa tolerância ao fracasso e às perdas tem como conseqüência o adiamento de escolhas, ou seja, evita-se correr riscos que possam deixar cicatrizes”. E também: “Buscar desafios e aprender a superá-los, mesmo com as frustrações e os fracassos inevitáveis, é como ganhar cicatrizes definitivas”  Se for capaz de filtrar o que você ouve , certamente ouvirá coisas que te façam estímulos e sinapses de encorajamento  e dinâmica capazes de suportar a “dor dos ferimentos e cicatrizes” Retirando você da estagnação causada pela falta de conhecimento.

Por fim e não menos importante,  quero fazer menção a uma das estratégias de oratória do professor e estimado amigo Claúdio Ayabe; Conhecer o local da apresentação é muito importante, ou seja, se é local aberto ou fechado, se tem microfone ou não,qual a distância do público em relação ao palco ou tribuna...  Se existe a necessidade de saber em que local e como este é para o sucesso do palestrante, imagine só como é importante você saber filtrar o que ouve e lê.

Trouxe a ti primeiramente a base na qual meus pés estão inseridos, minha mente cativa e meu coração cheio de esperança, sim a palavra de Deus! Sabendo disso julguei e aproveitei o conhecimento destes homens de personalidade e conhecimento sem igual.  O filtro ou a máscara que utilizo não é feita de pano ou outro material que precise de aprovação em NR’s  ou Inmetro, ela é feita do temor e do amor que tenho pelo Deus todo Poderoso que olhou com bondade para este mundo e enviou seu Filho amado para nos mostrar o quanto temos que ser humildes e gratos, e desta maneira receber a vacina espiritual que combate o vírus, a parasita e o fungo do pecado , administrado em uma dose salutar do Espírito Santo.

Que Deus em sua bondade e infinita misericórdia te abençoe e te dê a Paz que d’Ele provem. Em Nome do Pai+do Filho+e do Espírito Santo.Amém.     





Comentários

Postagens mais visitadas